Diário de Bordo – Foto em Pauta – Tiradentes – 2

Festival foi projetado por Eugênio Sávio para agregar amantes, profissionais e interessados na fotografia

Por Fernando Lara

Começo hoje, com muito orgulho pelo convite, mas também com certo medo da tarefa, um diário de bordo do Foto em Pauta Tiradentes – Festival de Fotografia, que acontece na cidade mineira entre os dias 16 e 20 de fevereiro.

Meu orgulho está no fato de ser o primeiro convidado para colaborar com o projeto 7. A idéia surgiu de Aninha Lira – um dos presentes que o ano passado me trouxe – e nunca poderia ser recusada. O medo, no entanto, se justifica por ser a fotografia relativamente nova em minha vida e, ao mesmo tempo, pelas dúvidas quanto à minha capacidade de fazer a cobertura, para fotógrafos, de um evento de fotógrafos.

O Foto em Pauta Tiradentes é uma idealização do fotógrafo mineiro Eugênio Sávio, que desde 2004 realiza, em Belo Horizonte, o projeto Foto em Pauta. Uma idéia de simplicidade franciscana, mas muitíssimo bem executada. Ao longo de seus muitos anos de trabalho, Eugênio colecionou amizades e boas relações profissionais com fotógrafos brasileiros de todos os estados e estilos. Acabou percebendo que a turma de Belo Horizonte se beneficiaria de uma conversa informal na qual cada um deles expusesse suas experiências e, claro, seu trabalho. (A lista dos fotógrafos que já participaram do Foto em Pauta está aqui.)

A idéia de um Festival surgiu quando Eugênio constatou a boa receptividade dos encontros em Belo Horizonte e ganhou ainda mais força com a constituição do Fórum Mineiro de Fotografia Autoral – um “ajuntamento” dos principais fotógrafos mineiros, entidades, escolas, universidades e, naturalmente, amadores e apaixonados pelo assunto.

Oficializado há um ano, o Fórum procura discutir, propor e gerenciar ações que promovam o desenvolvimento da fotografia no Estado, atuando como representação da sociedade civil junto a órgãos públicos e privados de fomento, produção e divulgação cultural. (Mais pra frente, se for de interesse de alguém, comento detalhadamente sobre essa iniciativa.)

Nas reuniões do Fórum – que aconteceram com boa freqüência no primeiro semestre de 2010, mas diminuíram de agosto pra frente – discutiu-se o fato de Minas Gerais não ter nenhum festival de fotografia, a despeito da grande movimentação do setor no Estado e dos grandes nomes que surgiram aqui.

No entanto, outra referência importante para a realização do Foto em Pauta Tiradentes foi uma iniciativa de um fotógrafo americano que estruturou um workshop de fotojornalismo anual com baixo custo. A fórmula seria: professores dispostos a receber menos do que o habitual em contato com alunos que – para diminuir o preço pago pelas aulas – dispensariam apostilas e outros floreios. Esta referência é o Foundry Photojournalism Workshop, cuja quarta edição acontecerá entre os dias 17 e 23 de julho, em Buenos Aires. Os workshops no México, Índia, Turquia foram os primeiros.

Voltando ao ponto inicial, o Foto em Pauta Tiradentes representa, para a fotografia mineira, um passo necessário e há muito esperado. Um evento anual com participação dos principais realizadores e pensadores da fotografia brasileira certamente amplia e qualifica a produção fotográfica do Estado. Da minha parte, que acompanhei os bastidores e me envolvi timidamente na concepção do evento, é mais uma chance para tentar entender o que esperar e o que fazer com a fotografia na minha vida. Assim como a chance de fazer uma cobertura do evento para este projeto abre a porta a troca de referências e idéias. Boa sorte para todos nós.

Sobre 7 Fotografia

Fotografia estudos discussões
Esse post foi publicado em Diário de Bordo e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Diário de Bordo – Foto em Pauta – Tiradentes – 2

  1. mairagamarra disse:

    Tenho certeza que isso vai ser uma delícia, estou ansiosaaa…
    E seja muito bem vindo Fernando, obrigada pela sua colaboração!

  2. Fernando disse:

    O prazer é todo meu! Obrigado pela confiança…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s