5 respostas para Diálogo 14 – Por uma educação visual

  1. chico peixoto disse:

    isso mesmo! com o tempo é possível entender que a experiência de produzir imagens implica inclusive no ato de não produzi-las! sem falar que contemplar é sempre mais que apenas ver: é ouvir, tocar, reagir, etc, referências sensoriais que de uma forma ou de outra influenciam nossas decisões numa futura produção. às vezes isso é muito positivo, mas quando não, o que fazemos? damos um tempo, contemplamos outras coisas a fim de descondicionarmos o olhar. é nessas idas e vindas que nos educamos. não fotografar também é preciso!

  2. Olá, sou educadora e fotógrafa. Como educadora tenho muito anos de experiência e como fotógrafa ainda trilho meu caminho. Gostei muito do seu artigo e também venho numa batalha com a alfabetização visual. Acabei de terminar um curso técnico de fotografia e fiquei incomodada pelo fato de que os fotógrafos ainda são tratados e educados a somente produzir imagens, sem pensar sobre elas, terminando o curso com um material cheio de clichês imagéticos.
    A reflexão, o pensar é o caminho para mudar, crescer e nos tornar pessoas que vão além de ser autônomas, mas sim emancipadas.
    Transcendendo os conceitos, criando e modificando o meio em que vive. Fazendo a diferença.
    Parabéns pelo texto!

  3. bellavalle disse:

    Lindo, Valzita! Temos que lutar pela queda dessa ingenuidade em relação as imagens que tanto nos falam. Amei o texto! (e olhe que eu num curto muito essa coisa de Platão, não, viu… Mas vindo de Saramago – e de tu – pode! ;p)

  4. Pingback: Diálogo #14 – É preciso não fotografar |

  5. Pingback: É preciso não fotografar | 7 Fotografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s