FlickrWeek – Leonardo Costa Braga

Homogenia | Leonardo Costa Braga

No fim do ano passado eu estava no Forúm Latino-Americano de Fotografia com alguns amigos velhos conhecidos e também conhecendo o trabalho de muita gente nova para mim. Uma dessas pessoas foi Leonardo Costa Braga. Estávamos na mesa de um bar, junto com um monte de gente, e ele, discretamente, mostrou o livro com as fotos que havia exposto no Uruguai. O ensaio se chamava “Homogenia” e me chamou muito a atenção. Achei lindas as fotos! Algumas semanas depois, descobri que o trabalho, composto por duas séries (Árvore e Homem), também havia vencido o Prêmio Pierre Verger de 2009 e sido finalista do Fundação Conrado Wessel.

Depois desse dia, não vi mais Leonardo e confesso que não guardei tão bem seu nome na memória (tenho frequentemente esse problema com nomes e já paguei alguns micos por isso). Até que, no último dia 11 de maio, fui ao bate-papo com Rodrigo Braga no Sesc Belenzinho. Aquela pessoa ali na platéia me parecia familiar, mas eu não lembrava de jeito nenhum de onde a conhecia! Eu ficava mais encucada ainda cada vez que aquele homem fazia um comentário ou uma pergunta. “Quem é ele? Eu sei que conheço esse cara!” eu pensava, enquanto o Chiodetto o chamava de Léo. Léo… Léo… Memória visual quase zero a minha naquele dia (irônico para uma fotógrafa), ainda mais associada a um nome!

Então, eu não lembrei até que, no último sábado (dez dias depois), voltei ao Belenzinho em um passeio maravilhoso ao lado de Pri Buhr, Hélia Sheppa, Fábio Messias, Hans Georg e seu guri Klaus. Fui com eles rever a expo “”Geração 00 – A Nova Fotografia Brasileira” e lá estavam as fotos das árvores e dos homens que tanto tinham mexido comigo. No mesmo momento minha memória visual fez um “plim!”: lembrei daquela cerveja depois do Fórum, de Leonardo me mostrando o livro, do rosto dele e, claro, me dei conta de que ele era o tal Léo no dia da palestra de Rodrigo. Assim que cheguei em casa, fui “cutucar” no Google se ele tinha Flickr, na ânsia de ver mais trabalhos dele. Gostei do que encontrei e recomendo aqui pra vocês! Parabéns, Leonardo!

Sobre bellavalle

Fotógrafa, pesquisadora, professora da UFPB, mestre pela PUC/SP, doutoranda pela UFPE e amante da vida.
Esse post foi publicado em Flickrweek e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para FlickrWeek – Leonardo Costa Braga

  1. Eu gostei que só das imagens que ele criou das lendas tipo saci e etc, com fotos tipo “foto rara tirada às pressas, mas exclusiva”, meio tremidas, abusando de baixas velocidades e obtendo aquele efeito meio “ih, será que é mesmo?”.

    Espia: http://www.flickr.com/photos/leonardocostabraga/3910303382/
    (vá voltando na galeria pra ver as outras)

  2. Leonardo Costa Braga disse:

    valeu bella, para a gente ver que existe mais mistérios entre o olhar e a memória do que supõe nossas vãs fotografias…rsrsrsrss

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s