7 respostas para Diálogo 16 – Vai mais um clichê aí?

  1. Tem vezes que leio algum post aqui e fico sem nem ter como comentar!

    Agora refletindo sobre isto aqui, me veio a pergunta: será que clichês são de época? Porque nos últimos 30, 40 anos os clichês, segundo a pesquisa que linkou, são esses 13, mas e no período de 80 a 30 anos atrás, terão sido outros? Ou seja, clichê evolui, muda, é suplantado? Acho que precisamos de mais algum Martin Parr para nos mostrar os clichês mais antigos!

  2. chico peixoto disse:

    clichê é tudo! é com ele que aprendemos, que nos situamos no mundo. graças aos clichês temos a oportunidade de praticar, esgotar possibilidades e, somente depois disso, pensar em algo que ainda não foi pensado. é injusto encarar a originalidade como único norte criativo e o clichê como algo disprezível.

    e o que é uma foto original? se imagens são polissêmicas, malhas gigantes e não-lineares de significado, então basta mudar o prisma que teremos uma nova imagem. pode ser clichê pra quem já viu, mas será original pra quem ainda vai ver. ora, nem todo mundo evolui da mesma maneira, na mesma velocidade.

    muita sacanagem essa polarização que o homem costuma fazer: de um lado a “coisa boa”, o original. do outro, o “vilão”, o clichê. e a gente, besta, entra direitinho nessa brincadeira que só serve pra gerar estresse. se o trabalho é velho ou novo, isso deveria pouco importar.

  3. Leonardo Costa Braga disse:

    Tenho estado em diferentes lugares vendo e ouvindo sobre fotografia e criação artística. Em geral observo que a maioria das pessoas estão num jogo de repetir conhecimentos para validarem seus interesses de grupos ou dos seus trabalhos e que poucas conseguem pensar por contra própria a partir das suas próprias experiências. Esse texto bem colocado da Maíra com os comentários do Alexandre e do Chico revelam que o mais importante em qualquer área de conhecimento é sabermos usar qualquer conceito externo para desenvolver uma inteligência particular que é inerente a tudo e a todos.

  4. Pingback: Fotografia ou fotografias? |

  5. Pingback: Diálogo #037 – A Linguagem e A Rede |

  6. Pingback: Podia ficar olhando pra sempre essa foto de Trent Parke |

  7. Pingback: Fotografia ou fotografias? | 7 Fotografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s