Podia ficar olhando pra sempre esta foto de João Castilho

Foto: João Castilho

Os personagens me dão arrepios. As cores e as sombras mexem comigo. O movimento. A luz. O contra-luz. O silêncio. Os vultos de Castilho são fortes, metafísicos. Esta foto não se vê, se sente. Invade pela retina e vai parar lá dentro do peito.

João Castilho é aquele tipo de fotógrafo que, quando eu vejo uma foto dele, eu penso: “quando eu crescer quero ser assim”. Muitas vezes, vemos fotos de outros fotógrafos e admiramos, nos emocionamos, achamos incrível e pronto. Com Castilho, tudo isso acontece, mas somado a uma grande identificação pessoal como fotógrafa. Faz o meu estilo. Se aproxima daquilo que quero trazer para minha prática fotográfica. São fotos poéticas, extremamente poéticas.

Cada trabalho novo dele me deixa feliz e satisfeita pelas imagens que são colocadas no mundo. Um novo cheio de sabor, mas sempre com aquele toque que faz você olhar e pensar: é João Castilho. Uma vez, em entrevista, ele me disse: “… Mas há sempre uma tensão, uma vontade de romper a linha de fronteira que nós mesmos traçamos em torno de nós. Não quero que meu trabalho seja a mera e eterna repetição de uma fórmula, não quero que ele se anestesie. Por isso, é preciso tensionar, ampliar, recriar pouco a pouco nosso próprio universo”.

Que nós possamos esticar cada vez mais essa linha e sermos um pouco de João Castilho nessa vontade de invadir o próprio eu, recriá-lo e jogá-lo no mundo em imagens nossas, mas sempre novas. E lindas, paralisantes, que nos fazem querer olhá-las pra sempre.

Ps – Este #Olhando pra sempre é dedicado à Val Lima, integrante do nosso 7 e amiga do coração. Ela faz aniversário hoje. Muito amor e muito axé, flor!

Sobre bellavalle

Fotógrafa, pesquisadora, professora da UFPB, mestre pela PUC/SP, doutoranda pela UFPE e amante da vida.
Esse post foi publicado em Olhando pra sempre e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

