Flickrweek – Fernanda Mafra

Foto: Fernanda Mafra – 08, da série ‘Exercício de Memória’

Uma coisa me tomou o juízo depois que li o último diálogo de Maíra (Pra quem você está fazendo arte?) e fiquei alguns dias pensando na curiosa relação que nós, pessoas todas, estabelecemos com o ritual artístico. Sempre tive a impressão, talvez pretensiosa, de que a arte fazia parte da minha vida, não porque tive a segurança de afirmar isso diante das coisas que produzia, mas porque convivi e me emocionei com a arte (primeiro músicas, depois a literatura e por fim a fotografia) a minha vida inteira. E penso que a grande questão da pergunta que Stephen Shore devolveu a Belém se resume nessa forma de lidarmos com a arte, diariamente.

Continuamos incentivando um relacionamento ainda distante com a produção artística, ainda cheio de não-me-toques e inseguranças, como se a arte só pudesse fazer parte da vida de alguns poucos iluminados. E me lembro de Duchamp que, com toda a sua postura contestadora e paradigmática, disse: “A arte pode ser ruim, boa ou indiferente, mas qualquer que seja o adjetivo empregado, temos de chamá-la de arte. A arte ruim é arte, do mesmo modo como uma emoção ruim é uma emoção”. O que pra mim resume tudo. A arte é, na verdade, como uma emoção, que faz parte do nosso cotidiano, de nós mesmos.  Devemos fazer arte, diariamente, porque esse é um dos poucos caminhos que nos ajuda a produzir uma certa maturidade pessoal.

Foto: Fernanda Mafra, da série “fotografias e bananas”

Daí que entra o flickrweek desta semana. A primeira vez que vi um trabalho de Fernanda Mafra eu estava no Paraty em Foco e ela participava da Noite Especial da Fotografia Pernambucana, com curadoria de Eduardo Queiroga. As fotos que ela tinha exposto tinham uma certa simplicidade visual que nos remetia a um discurso tão complexo quanto forte. A série se chamava “fotografias e bananas” e Mafra nos jogava diante de um questionamento muito importante feito por Flusser: fotografias serão bens de consumo como bananas ou sapatos?

Logo depois conheci um outro trabalho que  foi o seu projeto de conclusão do curso de fotografia da AESO. O ensaio chamado “Exercício de Memória” nos faz pensar um pouco sobre os processos de recriação das lembranças entre memorização e esquecimento, além do imenso e até inusitado repertório de que lançamos mão na hora de refazer esses percussos. O resultado é um trabalho interessantemente coeso, curiosamente pessoal, e tanto visualmente quanto conceitualmente forte. A sensação é de que Fernanda colou às imagens não apenas rostos de personagens deslocados de seus recortes iniciais, mas relocou episódios inteiros, reais ou surreais, que muitas vezes estão no reservatório fluído de cheiros, sabores, sons e de relances que a nossa memória alimenta. O deslocamento aí não existe mais e toda correlação é possível.

Foto: Fernanda Mafra; 06 da série “Exercício de Memória”

Pessoalmente, acho muito linda a ligação que Mafra tem estabelecido com a arte. É como se ela fizesse fotos que, mais do que belas, são necessárias, porque precisam dizer algo que fica preso em sua cabeça como um discurso que não se quer mudo. A arte de Mafra é uma emoção que ela sente e que nos oferece como um tesouro seu – o que ela tem de mais importante. A fotógrafa Fabíola Melo, numa das imagens de “fotografias e bananas” comentou: “fazendo arte dentro do mercado!” Acho que é por aí mesmo: fernanda mafra tem feito arte em qualquer canto, no dia-a-dia.

Sobre joanafpires

recife, 27, 60, 170, 35, 40
Esse post foi publicado em Flickrweek e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

7 respostas para Flickrweek – Fernanda Mafra

  1. modacomsexo disse:

    Que belo texto, Joana!
    Fernanda é uma artista com alma de fotógrafa, ou seria o contrário?

  2. fernanda mafra disse:

    que surpresa linda!
    é um prazer fazer parte disso aqui!
    valeu, meninas. bjs

  3. Fatima Macedo disse:

    Sou suspeita pra falar de vc e principalmente da sua forte ligação com a arte e com a intensidade com que vive arte. bjs fatinha

  4. Pingback: #Autografia – Fernanda Mafra |

  5. Pingback: Fernanda Mafra | 7 Fotografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s