Uma das coisas mais emocionantes na fotografia é a relação entre fotógrafo e fotografado. Essa ligação que se estabelece entre as pessoas, conhecidas ou meras desconhecidas, que em um determinado momento se encontram e constroem algo juntas. Estabelecem um elo, um link.
Às vezes nasce uma forte sintonia que permite que o resultado deste instante (a fotografia) traduza aquele encontro momentâneo de almas. Tem imagens que falam sobre aqueles seres (o fotógrafo e o fotografado) de forma muito eloqüente, apenas olhando para a imagem vemos muito além das aparências… Sei que também entram aí a encenação e a representação, presenças constantes e inerentes, mas que, mesmo assim, refletem muito aqueles seres.
Percebo bastante isso nos retratos, fico olhando as imagens e deduzindo mil possibilidades sobre aquele momento (curto ou longo), aquele encontro, aquelas pessoas. E se já conheço o trabalho do fotógrafo isso se torna muito mais gostoso, pois já reconheço os traços de seu fazer e da sua autoria.
Quando vejo os retratos de Paula Giolito parece que estou vendo o seu jeitinho maroto bem na minha frente, como se eu fosse aquele fotografado. Me pego imaginando a cena: ela chegando com um olhar tímido e conquistador de menina-mulher, abrindo um sorriso largo e cativante e me convidando a dividir com ela aquele momento. Deve ser quase impossível negar.
Lógico que vale ver todo o Flickr de Paulinha, tem lindas fotografias, mas seu forte, sem dúvida, são os retratos. As imagens são a tradução de sua delicadeza, gentileza e amorosidade, os retratados se entregam a ela na exata medida com que ela se entrega a eles e a fotografia. E sem precisar de grandes cenários ou super efeitos de luz, com muita simplicidade e criatividade, ela consegue belíssimas imagens que captam as nuances desses seres e escreve, por cima, as suas próprias.
Não encontro palavras pra descrever como isso foi lindo e importante para mim 🙂
Obrigada!
Parabéns à Paula Giolito pelas fotos, muito sensíveis, especiais e profissionais, e à Maira, pelo texto tão lindo e profundo!
Osvaldo Ramalho
Obrigada Osvaldo, fico feliz que tenhas gostado do trabalho de Paula e do meu texto, foi feito com muito carinho! 😉
Vc tem seu brilho, o sucesso é conseqüência da sua capacidade e dedicação. Parabéns!
Sensacional! E merecidíssimo. É um orgulho trabalhar com a Paula.
Obrigada Ana por enviar noticias tão lindas da minha neta por adoção parabens a ela tenho certeza que será sempre um sucesso grande beijo
Olhe para as fotos acima, com atenção. Repare os detalhes, o foco, as brincadeiras, a atenção do retratado à foto. De certa forma, você vai conhecer Paula Giolito, pessoa e fotógrafa que o texto de Maíra Gamarra descreve com muita propriedade.
O mundo seria outro se todos os seres humanos tivesses essa percepção…Mas poucos de nós são agraciados com o dom de tornar as imagens que nos chegam aos olhos e à mente mais belas e plenas de significado…Paulinha tem esse dom…esse talento nato de mudar para melhor o mundo que passa por suas lentes e nos chega ao coração…Que belo trabalho menina! Obrigado por tornar o mundo em que vivo melhor…Siga em frente. Você ainda vai muito longe!
Parabéns Paulinha, seu sucesso é resultado de muito trabalho , sei disso porque acompanho seu crescimento ao longo destes anos. Sucesso sempre!!!!!
Sou fa de carteirinha…adoro o trabalho da Paulinha! Parabens sempre pelo olhar delicado e afiado…Vc percebe/capta a alma do momento.
Fico orgulhosa (acredite se quiser…rsrs) mesmo sem ter tido a chance de te conhecer direito !
Empatia deve ser isso……..Gostar da pessoa “de graça” ?! Captar o bom astral em alguns poucos contatos… Enfim !
Em pensar que eu perdi a chance do convite para ser fotografada… Kkkk
Parabéns, Paula ! Você merece muiiiiiiiiiiito sucesso !
Helena Alvine diz: sou muito orgulhosa, ganhei a Paulinha no dia do meu casamento, ela me fotografou!
Eita delícia ver tantos comentários bonitos a este post!! Que bom que o trabalho de Paula seja tão apreciado, merecidíssmo mesmo. Obrigada por todos os elogios, pessoal.
Temos em nossa sala uma baita de uma foto lindíssima de um Rio de vai secar por conta da construção de uma hidrelédrica na cidade de Anta-RJ. Agora eternizado pela lente da Paula.
Em tempo: O nome deste Rio é Rio Paraíba do Sul.
Parabens Maira, sou fotografo tambem e sei como é sentir esse amor pela fotografia, sensaçã
o perfeita.