Plataforma – Retrato: Substantivo Feminino

Entre as pequenas modificações que estamos realizando neste segundo ano do blog, a sessão #Flickweek agora passa a se chamar #Plataforma. Para nós, trabalhar apenas com o Flickr restringia nossas possibilidades de diálogo com outros trabalhos postados diariamente na internet. Assim o #Plataforma se torna nosso espaço para falar de diversos trabalhos bacanas que são postados diariamente na rede por meio de portfólios digitais, blogs, tumblr, instagr.am, entre outros. E como tudo o que fazemos no 7, colaborações são muito bem vindas.

E para iniciar essa nova sessão, apresentamos o trabalho Retrato: Substantivo Feminino.

Retrato: Substantivo Feminino

“Ei, vem tirar teu retrato pra eu botar aqui na caixinha.” Dona Preta

Eu namorava esse projeto de longe há um tempo, mas nunca tinha conseguido senti-lo. Porque acho que o Retrato Substantivo Feminino não se vê, se sente.

E foi assim. Cheguei na cidade de Condado, zona da mata pernambuca, e senti o abraço de Dona Benedita. Depois peguei uma das caixinhas, amorosamente enfeitadas, e mergulhei no universo dessas meninas-mulheres.

E elas falam do ser mulher, de amor, de vida e de muita sabedoria. E fotografam um vínculo ancestral que, me perdoem os homens, só as mulheres podem sentir.

O Retrato Substantivo Feminino é um projeto de Laura Tamiana e Tatiana Devos Gentile que reúne retratos em foto e vídeo feitos pelas moças e por 25 mulheres ligadas às tradições do Cavalo Marinho (PE), do Reinado (MG) e do Batuque de Umbigada (SP) com idades entre 13 e 95 anos.

O ponto de partida do trabalho, segundo Tatiana, é o encontro, um encontro de olhares, de histórias, de percepções, de tempos. E o retrato é proposto como processo lento e cuidadoso de fabricação de um olhar, de uma subjetividade, como uma forma de contar uma história.

Retrato: Substantivo Feminino

Realizado ao longo de três residências artísticas, Tatiana e Laura se deslocaram de suas cidades, Rio e Recife, respectivamente, e residiram durante três meses com os grupos de mulheres que foram convidadas a participarem do projeto, e ao final desse período, o material produzido era exibido na localidade em forma de intervenção urbana.

Laura e Tatiana propuseram que as mulheres realizassem os retratos a partir da ideia de uma “caixinha pessoal”, aquela caixinha onde se guardam as coisas mais preciosas, um objeto da infância, uma carta, uma fotografia… E por meio de temas como “1 amor em 3 imagens” e “3 partes do corpo”, cada integrante foi compondo sua “caixinha”, feita daquilo que é mais precioso para si, só que na forma de imagens em foto e vídeo, matéria-prima para a costura dos possíveis retratos.

A exposição é composta de fotografias em diferentes formatos, como lambe-lambes e monóculos; vídeo-retratos de cada integrante, exibidos em um dispositivo em forma de “caixinha” construído pelos grupos de mulheres; correspondências em vídeo trocadas pelas integrantes e intervenções sonoras criadas pelo músico Helder Vasconcelos, a partir dos sons gravados durante as residências.

O Retrato é um vasto trabalho que mergulha de forma profunda e delicada no universo feminino, mas sua força só pode ser sentida inteiramente na exposição montada na rua, nos lambe-lambes e baners gigantes que as moças espalham pela cidade, nas caixinhas que tem a potência de nos transportar para o universo de cada uma dessas mulheres. Portanto, fucem o blog, vejam os vídeos e, se puderem, sintam o trabalho quando ele for exposto novamente.

Dona Benedita olhando os retratos na caixinha | Foto Val Lima

Deixo aqui o convite para que vocês vejam os retratos que elas colocaram nessas caixinhas quase sagradas. E deixo o meu desejo para que vocês sejam delicados ao entrar e sair desse universo.

Anúncios
Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s