2 respostas para Diálogo 48 – A fotografia do cuidado

  1. Sinceramente eu não gosto do fotojornalismo. Por definição fotojornalismo é um dos ramos da fotografia que utiliza a imagem para transmitir informações e notícias. O trabalho do fotojornalista é utilizar-se de conhecimento conceituais da estética, da fotografia para compor a mensagem foto-jornalística. Ou seja, representação do fato social através da fotografia.

    Eu entendo a fotografia como arte e o fotojornalismo transforma essa arte em fatos, em realidade, em denúncia social. Entretanto, perceba que não estou menosprezando muito menos diminuindo a importância desse braço da fotografia.

    Afinal, como seria o mundo se não existisse um Robert Capa ou um Tim Hetherington, se não houvesse alguém que tivesse a coragem de mostrar o que ninguém quer ver? Minha restrição é quanto a arte em si.

    Denúncia social não é arte, porque embora o fotojornalista use de elementos e técnicas da fotografia para compor uma imagem (às vezes nem dá tempo disso) a finalidade das fotos é outra. Ele não tem a intenção de embelezar a cena nem a preocupação de fazer uma obra de arte, mas mostrar as coisas como elas são.

    Atualmente existe um comércio em cima do fotojornalismo que acaba por diminuir ou restringir a liberdade do fotojornalismo.

    Fotografia e fotojornalismo tem finalidades diferentes, propósitos distintos. Respeito esse ramo por sua tarefa inerente, mas não gosto do que ele faz com a fotografia transformando-a em algo duro, muitas vezes comercial e cru.

  2. Norah Gamarra disse:

    Seus textos estão ficando cada vez melhores… Orgulho (L)
    De fato, fotos como essas nos tocam intimamente, despertam o desejo de amparar, de colaborar, de fazer juz a vida que temos… por isso que deve incomodar muita gente. Mas é o tipo de trabalho que, com certeza, não é banal… é a nossa realidade e enquanto assim for tem que continuar a ser retratada e divulgada, na esperança de abrir os olhos de muita gente que prefere não enxergar.
    Arrasou!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s