Plataforma – Fagu

Neste #plataforma vou retomar as raízes de #flickrweek que ficaram nesta seção, mostrando o projeto incrível de Fábio Costa, ou melhor, Fagu.

Fábio Fagu

Há 7 anos (número bonito, hein?!) ele fotografa diariamente situações que vive no cotidiano. Fotógrafo amador, no melhor sentido que a palavra pode ter, ama a fotografia e traz uma bagagem cheia de referências: André Kertesz, Bresson, Brassai, Harry Callahan, Fan Ho, Alex Webb ou, como prefere resumir, “todos com uma pegada street”. Pessoas, ruas, grafismos, luzes e sombras livram sua rotina da monotonia e o envolve em sua paixão.

Tudo começou a partir do tédio. Fábio estava entediado da mesmice cotidiana e de seu trabalho como planejamento em uma agência de propaganda. Calhou de fazer uma pós-graduação em História da Arte, que o estimulou na elaboração de um plano: que tal fazer uma coisa diferente para si mesmo? Sem nenhuma pretenção artística, Fagu queria apenas fazer algo prazeroso. Então, decidiu fotografar as coisas que via no dia-dia, para transformar, a partir desses registros, cada um deles em único. Como ele diz: “qualquer coisa podia transformar um dia banal em um dia marcante”.

Fagu se deu uma data para começar: 1 de janeiro de 2005. Mas teve um problema grave de saúde e, por conta da doença, adiou o começo do projeto. Nenhuma data podia ser melhor: 23 de fevereiro, dia do seu aniversário. Comemorando o renascimento e a recuperação, iniciou sua jornada sem fim.

Fábio Fagu

“A fotografia realmente mudou a minha vida e a maneira como a olho”, diz ele. Depois que começou a fotografar diariamente, saiu do planejamento para a direção de arte, função que exerce até hoje. Fotógrafo? Não, obrigado, “gosto de ser amador e acredito e que continuarei assim sempre”.

Hoje, Fábio anda sempre com uma câmera fotográfica a tiracolo e, agora, com o celular também. E fotografa a todo o tempo que pode, exercitando seu olhar e sua visão do mundo.

“Fotografo à caminho do trabalho, hora de almoço, depois do trabalho, ou algumas vezes até durante. Me dou esse tempo. O tempo de buscar algo. Não é fácil, claro. Conseguir uma boa imagem é muito difícil, raro, e nem sei quanto tempo levarei para ter imagens com a qualidade que eu espero. O meu olhar está em formação. Levará anos, décadas, e talvez não se forme. De qualquer forma, acredito que fotografar muito faz com que a gente melhore com o tempo. Portinari pintava todo dia. (risos)”

Fábio Fagu

Ele não possui um método determinado. Se permite ser livre. Utiliza iPhone, compacta, reflex, etc. O que ele quer é fazer foto. E, bem, olhando as fotos dele, é impossível negar que o exercício diário tem levado Fagu a um virtuosismo imagético. As imagens são assinadas por um artista, sim, apesar de ele negar que seja um: luz, composição, sensibilidade.

No flickr ou no portfolio online, ele nos mata de deleite visual. Atualmente, Fagu vive em Paris, inspirado pelas ruas em que passaram Toulouse Lautrec, Degas, Monet, Manet, Picasso e tantos outros artistas maravilhosos. E, assim, como andarilho do mundo, vai somando fotografias lindas a ele.

Fábio Fagu

Sobre bellavalle

Fotógrafa, pesquisadora, professora da UFPB, mestre pela PUC/SP, doutoranda pela UFPE e amante da vida.
Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Plataforma – Fagu

  1. Ótima fotografia! O engraçado é que o street photografy dele tem alguma coisa de diferente dos outros streets que vemos por aí.

  2. al.maia disse:

    Que maravilha voltar a navegar por aqui pelo 7 e me deparar logo com o Fagu, velho contato meu no flickr! E ainda saber que ele também está presente atualmente no 500px – já estou adicionando!

    Gostei muito das ideias dele e sua paixão. E dá pra sentir, sim, que sua prática diária já nos rende cliques belíssimos, mesmo que ele ainda seja modesto. Meus parabéns a ele e ao 7 por mostrar este talento maravilhoso!

  3. Marcos Semola disse:

    Pelo texto. Parabéns pelo projeto e seus ideais. Sucesso!

  4. bellavalle disse:

    Obrigada, gente! Fagu é um super talento e é um prazer compartilhá-lo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s