4 respostas para Diálogo 54 – Fotografia de palco – uma imagem compartilhada?

  1. Guto Muniz disse:

    Oi Val,
    As artes cênicas são um emaranhado de sentimentos. Ninguém vê igual e ninguém sente igual. Seja diretor, fotógrafo ou platéia. O que nos faz diferentes é que podemos (e sabemos) registrar o que nos toca. Então, é deixar fluir.
    Muito obrigado pelo texto e pela honrosa citação. É sempre bom ler sobre o que a gente ama fazer.
    Beijos,

  2. O texto é deveras instigante e realmente deixa muitas questões no ar, daí concluo que a busca individual dessas respostas é o que nos move nessa paixão pelo palco, como bem disse o Sr Guto Muniz.
    Parabéns pelo artigo e obrigado por compartilhar!

  3. lewmaia disse:

    Val, uma dúvida:

    Quando sugere contemplar as fotos cênicas somente como fotos em si mesmas, e não como representação de uma realidade criada por um diretor e personificada por um ator/uma atriz não estaria excluindo a matéria-prima da imagem, que é essa realidade paralela?

  4. Oi Val,
    Adorei o artigo. Eu acho que hoje em dia nós ja podemos ter outras conclusões em relação a fotografia de teatro pois o Guto Muniz e o Nereu ja confirmaram: cada um com o seu olhar. Claro que existem ainda muitas discussões sobre isso, mas eu acredito que elas irão para esse caminho.
    Eu só queria comentar que embora eu concorde com muitas coisas que você escreveu, eu achei um pouco rígida a crítica para com a Lenise Pinheiro. A gente não pode ignorar o fato de que ela precisa fotografar especialmente para o Jornal e isso implica muitas restrições de linguagem fotográfica e de assunto… Mas eu acho que se a gente analisar o trabalho autoral dela, ela tem sim uma visão muito bonita sobre a cena em si, e não somente dos atores…
    Em fim, essa é a minha opinião… acho interessante discutir essas questões mais específicas aos fotógrafos…
    Você conhece o Bob Sousa? Ele está na fotografia de palco a relativamente pouco tempo (10 anos) mas ja é muito reconhecido aqui em São Paulo e está atualmente fazendo uma pesquisa acadêmica sobre a fotografia de teatro. Acho que vale a pena você entrar em contato com ele e talvez até fazer um artigo aqui.
    Gosto muito dos teus artigos!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s