Plataforma – A Revista

Capa de A Revista

Não acredito que uma fotografia valha mais do que mil palavras, nem tão pouco que as palavras sejam suficientes para falar de um todo. Há sempre um espaço para o diálogo, para o não dito e para o silêncio. E foi uma conversa entre imagem e texto, um entre lugar, que vi presente em toda a edição de A REVISTA.

A REVISTA é uma publicação semestral online, dedicada à fotografia e produzida pelo Moldo Bulb, que apresenta a cada edição os portfolios de alguns fotógrafos, acompanhados de textos e entrevistas, com a proposta de ser um ponto de início e de convergência de discussões.

Até agora foram publicada duas edições. A número 1 teve como tema a Cidade e a número 2 o tema escolhido foi O que fica. Os editores Lua Cruz e Felipe Russo, explicam, no primeiro número, que a revista nasceu de um desejo de criar um espaço de investigação, um mural onde eles pudessem associar trabalhos, temas, textos e pessoas, que podiam colaborar na discussão de questões sobre o mundo em que vivemos. Pessoas e trabalhos que pudessem ajudar a ver melhor, a olhar com menos pressa e a refletir sobre o que vemos.

E diante dessa eterna pressa do mundo contemporâneo, esse olhar demorado é quase um alívio. Os textos e as entrevistas, costuram uma narrativa, já apresentada pelas imagens, mas deixam espaço para a construção de um pensamento próprio. A leitura de A REVISTA, pede um pouco mais de tempo, pede um ir e vir, uma relação dialógica com as imagens e os textos.

Escultura do Inconsciente | Foto Tatewake Nio

Muitos portfolios foram apresentados nessas duas edições, mas não vou me estender numa fala sobre eles. Gostaria apenas de pontuar alguns trabalhos, baseada apenas numa relação simples e apaixonada com a fotografia, que também guia as escolhas dos editores.

Vidas sem-teto | Foto Anderson Barbosa

Da primeira edição, os trabalhos de Anderson Barbosa e Tatewaki Nio, que apresentam questões urgentes sobre a cidade São Paulo, os conflitos pela falta de moradia e as demolições que marcam a dinâmica da construção da cidade, respectivamente.

A última narrativa | Foto Ronaldo Entler

Já na segunda edição, temos uma boa oportunidade para conhecer a ficção e a fotografia de Ronaldo Entler, uma poética que anuncia o fim da espécie humana, onde as fotografias insistem em sua permanência.

Este seu olhar | Maíra Soares

E um outro trabalho que gostaria de destacar e que muito me tocou foi Este seu olhar, de Maíra Soares, onde Maíra faz uma ligação entre as fotos de sua mãe ainda viva, feitas pelo seu pai, e as fotos em que a própria Maíra revive a sua mãe, reinterpretando a imagem feita por seu pai.

Este seu olhar | Maíra Soares

Com tantos olhares sobre um mesmo tema, vários mundos podem ser encontrados em A Revista, e se você tiver tempo e um pouco de disposição, é uma boa oportunidade para ressignificar o seu.

Boa leitura!

Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s