Plataforma – Apartamento 302

Gabriela | Jorge Bispo

Existem muitos tumblrs que valem a pena serem compartilhados, seja pelo bom humor, pela criatividade, pela força política, pela crítica ou simplesmente pela poesia. O projeto criado pelo fotógrafo Jorge Bispo é um dos que se encaixam na última opção.

Gosto de passear pelo trabalho deste fotógrafo carioca, seja navegando pelo seu flickr ou no próprio site oficial , que eu acho super bem construído. Bispo, em minha opinião, é um retratista de primeira. Ele consegue captar uma espécie de “aura” do fotografado, ao mesmo tempo em que sempre se coloca nas fotografias. Seu traço rock’n’roll, cru, sensual, sua luz que sabe tocar muito bem a pele dos modelos e seu talento para a fotografia me tocam. Porém é o “estrógeno” contido na sua obra que me chama mais atenção nela.

É o olhar de Bispo sobre o universo feminino, em minha opinião, o ponto forte do seu trabalho. Não é um olhar de Chico Buarque, em que a mulher se identifica como “voyeure” de si mesma nas imagens. Também não é um olhar do macho que objetifica o corpo feminino como objeto de pulsão. É um olhar sensível do feminino. Um olhar vindo de um homem, porém que carrega a visão do lado mais belo do ser mulher.

A questão do feminino está constantemente presente no trabalho de Bispo, inclusive em retratos de homens. O ensaio Vestido de Noiva é um bom exemplo disso, além de toda sua obra de retratos de mulheres, seja para editoriais de moda, seja para revistas masculinas, seja para outro tipo de projetos.

E é aí onde entra o Apartamento 302. Em abril deste ano, o fotógrafo começou a atualizar frequentemente este tumblr com imagens que ele faz em seu apartamento no Rio de Janeiro. Ele me explicou o projeto assim:

“O Apt 302 foi algo que foi acontecendo normalmente e se moldando durante o processo. Algumas modelos são amigas ou conhecidas e a maioria surgiu depois que o trabalho já estava sendo feito. Pessoas que eu nunca tinha visto na vida. Abrimos um e-mail para que as mulheres se candidatassem a vir posar. Nesse trabalho tento deixar elas bem a vontade e entender um pouco como cada uma funciona e dali dar pinceladas de direção.”

Bianca | Jorge Bispo

São mulheres comuns. Mulheres que querem ser registradas nuas através das lentes de Jorge Bispo. Mulheres que se permitem ser tão divas quanto as famosas atrizes e cantoras que Bispo coleciona em fotografias no seu portfólio. Mulheres que se entregam nas mãos de um homem a fim de serem consolidadas em um retrato.

E a melhor parte: mulheres de verdade. Porque, se por um lado, pessoas comuns podem ser clicadas por um fotógrafo de estrelas, as próprias estrelas, na obra de Bispo, são postas como pessoas comuns (por exemplo).

E, assim, se desconstrói todo um paradigma photoshopado de beleza. E, assim, podemos ver a mulher no que realmente a faz ser bela: em sua condição humana e feminina, de carne, osso, pele, tatuagem, pelos, poros, celulites, rugas, assimetrias, sardas, manchas, sinais, pneuzinhos, óculos, desproporções. A mulher sem firulas e em fotos lindas.

Kimberly | Jorge Bispo

Não deve ser fácil integrar este elenco, mas, com certeza, deve ser uma experiência incrível, desde o momento em que se decide se candidatar a modelo, passando pela pose e o momento do clique, até poder ver sua imagem finalizada e publicada.

É gostoso demais acompanhar o tumblr a cada nova visitante do apartamento que se despoja e joga na cara do mundo a aceitação do próprio corpo, da própria persona. E é muito bom sentir a confiança que elas colocam no trabalho do fotógrafo. A confiança de saber que serão bem retratadas. Afinal de contas, repito, não é tão simples assim se dispor a ter um registro seu, despida, feito por um homem (por muitas desconhecido) e autorizar com segurança o uso desta imagem. Vida longa ao Apartamento 302!

Mariana | Jorge Bispo

Sobre bellavalle

Fotógrafa, pesquisadora, professora da UFPB, mestre pela PUC/SP, doutoranda pela UFPE e amante da vida.
Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

5 respostas para Plataforma – Apartamento 302

  1. Pingback: Plataforma – X REAL |

  2. Pingback: X REAL | 7 Fotografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s