Podia ficar olhando pra sempre esta foto de David LaChapelle

The disaster series | David LaChapelle para a Vogue Italiana

                                                                 

 Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo.

Apresentar o fotógrafo David La Chapelle pode até ser desnecessário, já que ele um dos nomes mais habitués do show business, reconhecido por suas fotografias de moda e celebridades, famoso por seu trabalho exuberante, ousado, por vezes polêmico, e perturbador. Na mira de suas lentes já estiveram estrelas como: Madonna, Michael Jackson, Lady Gaga, Britney Spears, Bjork, Andy Warhol, Alexander McQueen, Elizabeth Taylor, Elton John, Gael Garcia Bernal, Benicio Del Toro, Leonardo Di Caprio, Kate Moss, Gisele Bundchen, Hillary Clinton e tantos outros.

O trabalho de La Chapelle é intenso e vibrante, gosto muito de sua irreverência e perspicácia, ele sabe ser irônico e virtuoso como ninguém, inclusive do próprio american way of life do qual faz parte. Utilizando elementos da pop art, história da arte, kitsch, arte de rua, traduz conceitos de todas as escolas e gerações em imagens surrealistas, que atraem as atenções seja por sua beleza, criatividade ou extravagância, imagens embebidas nos seus simbolismos e nos elementos da cultura contemporânea.

LaChapelle não economiza esforços para trazer imagens inusitadas, ele sempre inova, mantendo sua linguagem e estilo muito característicos. A fotografia desse post é, por sinal, um exemplo de como seu trabalho carrega uma identidade, mas ainda assim se renova. Esta consegue ser uma imagem diferente se levarmos em conta a sua fixação pelas cores fortes e berrantes, pelo excesso de elementos e informações que geralmente compõem as imagens do fotógrafo. Seus cenários e mega-produções deixam qualquer um com a boca cheia d’água e os olhos em êxtase, mas é a relativa “simplicidade” dessa imagem que me provoca, talvez sua força esteja mais na mensagem do que na própria produção.

Essa imagem me veio como uma advertência, um lembrete dizendo para manter a calma, respirar fundo, segurar as rédeas da vida e agir com segurança, manter a cabeça erguida, a serenidade, dominar a razão e a emoção, essa dupla dinâmica que em seus embates abalam nossos alicerces. Quando nossas vidas parecem sair dos trilhos, em momentos de mudanças e transformações, a gente fica meio sem chão mesmo, mas o mundo pode estar desabando, a casa caindo, ou um furacão passando bem debaixo dos nossos pés (no sentido figurado, ok?), e, ainda assim, essa fotografia me diz: fique firme, tudo passa! E é tão bom lembrar disso, o coração volta para o lugar, a mente se acalma e pensa com mais clareza.

A fotografia compõe uma série realizada por LaChapelle para a Vogue Italiana, uma produção cuidadosa e bonita danada, denominada The disaster series (vale ver o trabalho todo, aqui), e compunha a capa da edição onde o ensaio foi mostrado, sob a seguinte legenda: Devastation, what to wear on the Day!

No momento em que me dou conta de que se trata de uma imagem para um editorial de moda, começo a rir e me divertir, quase subo no salto e saio por aí desfilando auto-confiança. Acredito que tudo o que é verdadeiramente importante cabe no coração, na memória e numa mala só, mas não faz mal nenhum se for uma mala bem bonita, né?! Ou seja, mesmo no meio da turbulência, mantenha-se linda, elegante e confiante! Tudo passa, é verdade, mas a gente pode passar pelos desafios com mais equilíbrio, leveza, humor e tranquilidade!

Anúncios

Sobre Maíra Gamarra

Maíra Gamarra é alagoana, com um pé na Bolívia. Turismóloga, fotógrafa (com bacharelado em Fotografia) e produtora. Vive e fotografa por amor, para aprender e conhecer, ter múltiplas experiências e estar em contato com o mundo em toda a sua diversidade.
Esse post foi publicado em Olhando pra sempre e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s