Plataforma – The Scar Project

Quando fotografias nos deixam completamente aturdidos, impactados pela sua força e eloquência. Quando palavras não são suficientes para exprimir o que vemos e sentimos, o chão parece se abrir e um buraco do mesmo tamanho se instala na garganta. O ensaio deste #Plataforma é assim para mim, é um alerta, uma campanha e uma cutucada em algumas feridas…

The Scar Project é o trabalho realizado pelo fotógrafo David Jay, que há cerca de 15 anos atua principalmente na área da fotografia de moda, a ideia surgiu quando uma amiga do fotógrafo foi diagnosticada com Câncer de mama, aos 32 anos. Assim começou o projeto que vai na contramão da maioria das campanhas contra a doença, essas que geralmente mostram os lindos e belos do show business apoiando a causa, ao invés disso, apresenta jovens mulheres, vítimas reais que enfrentam o câncer em sua dura e bruta realidade!

The Scar project | David Jay

The Scar project | David Jay

Elas (e quem mais senão elas) são as modelos que estampam as imagens do projeto e trazem à tona a delicada questão. Alertam-nos dos perigos da doença e, ao mesmo tempo, de perigos outros, implícitos em véus que convencionamos criar para aparentemente não chocar, e assim escondem a real dimensão do problema.

Porque esconder as cicatrizes? A beleza e a sensualidade da mulher extrapolam os limites impostos pelo culto ao corpo, as fotos de David Jay evidenciam o quão belas essas mulheres são com suas cicatrizes e feridas, com sua dor e dignidade, sua tristeza e força. As marcas, profundas, gravadas nos retratos, na pele e na alma, traduzem-se nos olhares tristes, enfáticos, corajosos, desafiadores, apáticos, perturbadores e em alguns, poucos, sorrisos.

The Scar project | David Jay

The Scar project | David Jay

De acordo com dados divulgados pela própria iniciativa, cerca de 10.000 mulheres com menos de 40 anos são diagnosticadas por ano, o câncer de mama é a principal causa de morte por câncer em jovens mulheres entre as idades de 15 e 40. Diante de números assustadores como esses o projeto tem como objetivos: promover a conscientização quanto ao início precoce da doença, angariar fundos para pesquisas e divulgação de programas e ajudar a aumentar a autoestima dessas mulheres.

Ao longo do processo David percebeu que para elas as fotografias realizadas representavam muito mais do que ele havia imaginado, simbolizavam acima de tudo a vitória sobre a doença, as imagens contribuem fortemente para o resgate da feminilidade, sexualidade, identidade, orgulho e poder, aparentemente arrancados/amputados. A importância de The Scar Project é levantar todas essas questões e nos fazer refletir, um papel que, tantas vezes, cabe mesmo a essa poderosa ferramenta: a fotografia.

The Scar project | David Jay

The Scar project | David Jay

Sobre Maíra Gamarra

Maíra Gamarra é alagoana, com um pé na Bolívia. Turismóloga, fotógrafa (com bacharelado em Fotografia) e produtora. Vive e fotografa por amor, para aprender e conhecer, ter múltiplas experiências e estar em contato com o mundo em toda a sua diversidade.
Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Plataforma – The Scar Project

  1. joelton alves disse:

    oi vc é de Recife?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s