Plataforma – High Glitz: The Extravagant World of Child Beauty Pageants

Não tem jeito, quase sempre que me deparo com as crianças de hoje em dia, especificamente as meninas, eu me choco. Basta um passeio rápido em um shopping num dia de domingo para se deparar com “mini mulheres” falando no celular, maquiadas, cheias de brilho, andando com seus saltos, apesar do pézinho tamanho 20. Inevitável não me lembrar da minha infância, das roupinhas que minha avó costurava para mim, de como eu gostava de andar descalça, de brincar na rua, de ficar suja de terra…

As gerações mudaram e não dá para ficar com um ideal romântico de que as crianças eram mais crianças há algumas décadas atrás, mas não dá para negar que essa cultura da beleza e da estética exerce forte influência no consumismo infantil e que esses novos padrões da nossa sociedade consumista tem despertado cada vez mais cedo uma vaidade exagerada nessas crianças.

Se deparar com essas meninas-barbies já me assusta, mas nada se compara a angustia que sinto quando vejo as meninas que concorrem aos concursos de miss infantil, principalmente os norte americanos. E são essas meninas desse universo, um tanto que grotesco, que a fotógrafa Susan Anderson retrata no livro High Glitz: The Extravagant World of Child Beauty Pageants. Durante 3 anos, Susan, que trabalha com fotopublicidade, fotografou essas “pequenas princesas” de 2 a 13 anos momentos antes delas desfilarem para os juízes nos concursos de misses nos Estados Unidos. É um trabalho esteticamente muito simples mas conceitualmente extremamente forte e chocante. Susan expõe de uma maneira bastante inquietante e contundente essa complexa e surreal representação da cultura do sonho americano.

Susan Anderson

Susan Anderson

Foi impossível não ficar extremamente desconfortável vendo os retratos dessas meninas. E o que me choca não é o cabelos impecável, a maquiagem forte, o bronzeado artificial, a roupa vulgarizada, e sim o olhar vazio dessas crianças. Não consigo sentir alegria em suas expressões, me arrisco até em dizer que não sinto aquela energia vital, tão bonita que as crianças carregam em si…

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

A cada fotografia do livro meus olhos se enchiam de lágrimas. A tristeza foi inevitável. Senti ao olhar para aqueles rostinhos inocentes completamente plastificados algo muito semelhante ao que sinto quando vejo fotografias de crianças em situações de miséria. Sim, parece estranho, mas para mim, a realidade dessas pequenas misses (as meninas enfrentam uma rotina árdua de preparação que inclui acordar antes das seis da manhã para a maratona de troca de roupas, maquiagem e criação de penteados, sem falar das cirurgias plásticas que muitas se submetem para ficarem perfeitas) é uma “miséria”, um falso glamour que nenhum batom, nenhuma sombra, nenhum brilho consegue esconder.

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Susan Anderson

Sobre Priscilla Buhr

Fotógrafa, Recife
Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Plataforma – High Glitz: The Extravagant World of Child Beauty Pageants

  1. Chico Peixoto disse:

    “faz um sorriso pro tio, filho. olha pra lá, vai. não, assim não. só um sorriso, filho. o sorrisão agora… issoooooooo! filho lindo da mamãe” poucas coisas são tão deprimentes quanto ouvir isso antes e depois de uma foto.

Deixe um comentário

