Diário de Bordo – Paraty em Foco 2012 – 5

O último dia do Paraty em Foco está longe de ter uma programação intensa. É o dia da ressaca do evento. É triste acordar e ver a tenda vazia, o auditório sem palestras, a livraria quase sem livros e algumas exposições já fechadas à visitação. Além de algumas mostras externas, só restou aos fotógrafos remanescentes duas opções: a barqueata e os workshops.

Uma das escunas participantes da Barqueata | Foto: Bella Valle

A barqueata foi programada para às 10h, mas, por um probleminha na maré (que estava baixa demais), os fotógrafos que queriam passear de barco em companhia de colegas de todos os cantos tiveram que esperar a permissão das águas para sair. O dia estava lindo, ensolarado, mas meu ônibus saia às 12h. Esperei até quando pude, porém não cheguei a ver os barcos partirem. Paloma Marques, minha colaboradora oficial de todas as horas, me escreveu dizendo que foi lindo o passeio. Restaram apenas três barcos com seis fotógrafos cada para a empreitada. Saíram às 12h, com destino à praia do Cantagalo, ficaram 30 minutos por lá, e chegara de volta às 14h. Todos felizes fotografando.

A outra parte dos que ficaram ainda no domingo se distribuiu entre os workshops de José Fujocka, Luiz Garrido, Claudi Carreras, Cassiano Elek Machado, Tiago Santana e Marcos López. Me intrometi para fotografar o de Tiago, mas não fiquei muito para não atrapalhar.

Workshop de Tiago Santana | Foto: Bella Valle

Como eu voltaria de viagem na hora do almoço e a barqueata só começaria às 10h, fiz uma aventura turística ousada com minhas companheiras de fuga, Mariana Guerra e Flora Pimentel. Alugamos uma escuna com o querido marinheiro Seu Tuíco e madrugamos para turistar em nossa própria barqueata matinal. Embarcamos para um passeio nas ilhas às 6h e voltamos às 9h. Conhecemos a lindíssima praia da Cotia e uma pequena gruta no meio do caminho. Ficaram boas imagens e lembranças de boas conversas no passeio. Na volta, fiz as malas e dei mais uma voltinha rápida de despedida da cidade e, claro, fiz umas últimas fotinhas para vocês. Já estou com saudade do clima do evento e espero estar de volta no Paraty em Foco de 2013!

Cubo de Luciano Candisani | Foto: Bella Valle

Cubo do Terra Project | Foto: Bella Valle

Barcos com exposição fluvial da Nitro, com retratos de moradores de Paraty | Foto: Bella Valle

Retrato da exposição “Moradores”, da Nitro, nos barcos de Paraty | Foto: Bella Valle

Container com exposição de Ana Lucia Mariz | Foto: Bella Valle

Paraty “my love” vista da minha escuna de turista | Foto: Bella Valle

Estrela do mar na praia da Cotia | Foto: Bella Valle

A praia da Cotia | Foto: Bella Valle

Nossa escuna “Proteção” | Foto: Bella Valle

Registro afetivo do dia: o marinheiro Seu Tuíco (e Flora e Mari, ocultamente presentes na foto) | Foto: Bella Valle

Sobre bellavalle

Fotógrafa, pesquisadora, professora da UFPB, mestre pela PUC/SP, doutoranda pela UFPE e amante da vida.
Esse post foi publicado em Diário de Bordo e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Diário de Bordo – Paraty em Foco 2012 – 5

1. Olá garotas! Gostei muito do site de vocês: ótimo conteúdo e excelente fotografia. Tudo que precisamos! Quando estiverem em Belo Horizonte não deixem de nos fazer uma visita aqui na Nitro. Abraços. João