Autografia – Cecilia Urioste

O que você fotografa?

Eu fotografo duas coisas.

Primeiro fotografo aquilo que não consigo dizer em palavras.
Como não sei desenhar, esculpir, cantar ou dançar me restou a fotografia como único meio de comunicação subjetiva.

Segundo, fotografo a fotografia dos outros. Me coloco como ferramenta para tirar o melhor de cada imagem. A parte “pós clique” acabou sendo meu forte. Pensar qual o melhor formato, editar, tratar, escolher o melhor papel, etc… Às vezes me sinto uma “obstetra” fotográfica, não participo da concepção mas faço o parto. Vejo muita fotografia maravilhosa “morrer” na tela. Tento estimular para que ela nasça, linda e potente!

O que você gosta de fotografar?

Eu não gosto de fotografar propriamente dizendo. O clique me dá quase um desprazer.
Meu gosto está nas imagens. Como disse na pergunta anterior, uma vez “na tela” eu me divirto dando o acabamento final. Isso tanto nas minhas fotografias quanto nas dos outros.
Mas sem dúvida, as borboletas na barriga acontecem quando estou imprimindo um “filho” meu. Quando vejo que aquela idéia virou uma criatura que não mais me pertence. Que aquele discurso agora é de quem o interpreta. Esse sentimento de dever cumprido é bem libertador. É nesse momento que todo o processo faz sentido.

Cecilia Urioste

Cecilia Urioste

Cecilia Urioste, (Recife, Brasil, 1980). Formada em Design na UFPE, sempre gostou de imagens. Trabalhou com cinema, moda e voltou toda sua atenção para fotografia a partir de 2005. Tem interesse especial em autorretratos e metáforas lúdicas sobre o universo íntimo. Cursou Master fotografia artística na EFTI – Madrid em 2007. Participou do grupo de estudo Fotografia Autoral do MAM com Marcelo Greco 2008 e fez parte do grupo de estudo Ensaio Fotográfico com Eder Chiodetto em 2010 e 2011. Foi sócia do Estúdio Luzia em São Paulo, onde segue com parcerias. Atualmente possui o bureau de impressão Cecilia Maria em Recife, onde é especializada em desenvolvimento de portfolios e publicações artesanais. Além disso, coordena um grupo de estudos de fotografia autoral no espaço 3 e meio.

Sobre 7 Fotografia

Fotografia estudos discussões
Esse post foi publicado em Autografia e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

