Lembro-me bem quando nos reunimos, eu, Josivan Rodrigues e Afonso Junior, em um café do Recife para discutirmos a pauta de um evento em homenagem a Edmond Dansot, do qual participaríamos (e participamos), no final do ano passado. Cheguei ao local e me deparei com Jota concentrado na tela do computador, mal me viu sentar-me à mesa. Enquanto esperávamos o terceiro elemento da reunião, ele me explicava o motivo para tanta concentração e me mostrava imagens empolgado. Havia uns meses, Josivan, que é gerente de fotografia do município, estava em contato com o acervo fotográfico com Museu da Cidade do Recife (MCS). Era uma iconografia ampla, com mais de duzentas mil matrizes fotográficas (em negativos de vidro, de acetato e cópias em papel), as quais ele vinha catalogando.
Jota estava apaixonado pelo trabalho que fazia, por aquelas imagens, por todas as descobertas que elas lhe proporcionaram. Foi uma experiência, um mergulho, de cerca de seis meses, em registros imagéticos históricos recifenses. Ele queria produzir alguma coisa com tudo aquilo, o material merecia um livro, uma exposição, merecia ser organizado e vir a público. Pois eis que hoje à noite o desejo se concretiza. A mostra Imagens do Recife é inaugurada em sua primeira edição: pontes. Josivan selecionou 30 imagens, datadas entre o início do século XX e a década de 1980, que foram impressas em fine print e estarão expostas no próprio MCR (localizado no Forte das Cinco Pontas) até o dia 9 de março. Além das fotos impressas, haverá também uma projeção com as outras imagens da coleção pontes do acervo.
As imagens expostas revelam a evolução histórica e urbanística do Recife, através de olhares de vários fotógrafos que documentaram a cidade ao longo do século passado. As pontes, ícones da cidade, são as protagonistas desta primeira edição, que mostra não só as aquelas centrais mais famosas, mas também algumas pontes mais desconhecidas, suburbanas.
A mostra será aberta hoje, junto ao lançamento do livro-catálogo, às 19h. O livro será composto por cartões postais (sendo suas páginas destacáveis), além de textos sobre as imagens e suas histórias. Ele estará à venda no museu (por R$20 hoje e R$30 depois) e a verba arrecadada será direcionada para as atividades do próprio museu.
A exposição Imagens do Recife – Pontes é uma realização de Josivan Rodrigues [Luminar] e possui produção de Ticiano Arraes [Orbe], tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe e da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco.
O segundo livro da série Imagens do Recife já foi aprovado pelo Funcultura e será sobre a evolução urbana de praças, ruas e avenidas da cidade. Aguardemos ansiosos.
Palestra
É importante destacar que, integrando a programação da mostra, no dia 21 de fevereiro, às 17h, o arquiteto e urbanista José Luiz Mota Menezes, vai dialogar um pouco sobre a evolução urbana do Recife, em uma palestra intitulada O Recife e Suas Pontes. Em seguida, haverá bate-papo com ele, Josivan Rodrigues, Betânia Corrêa de Araújo (diretora do MCR) e Sandro Vasconcelos (responsável pelo setor iconográfico do Museu).