Autografia – Fred Jordão

Nesta semana, publicamos o Autografia do fotógrafo pernambucano Fred Jordão.

Carnaval de Rua | Fred Jordão

Carnaval de Rua | Fred Jordão

O que você fotografa?

Fotografo o que necessito entender, ou o que preciso descobrir. É a curiosidade que me move. Jornalista por formação, minha partida é o documental, então vou fotografando várias partes de um todo, e depois edito, junto, descarto, descubro, pensando sempre em como contar uma história. E desta forma, vou inventando meu jeito de ver o mundo e a vida.

O que você gosta de fotografar?
Não tenho um motivo ou um tema específico. Às vezes fico brincando de enquadrar, outras vezes tento um insight, uma ideia. Às vezes, alguma coisa se coloca na minha frente, e se torna inevitável. Outras vezes, fico procurando encontrar. Poderia dizer que há dois tipos de percursos em meu trabalho. O que se apresenta sem que eu procure, ou quando eu desenvolvo um raciocínio e vou em busca de um resultado. São processos distintos na partida, mas semelhantes na chegada.

Sertão Verde | Fred Jordão

Sertão Verde | Fred Jordão


Fred Jordão nasceu na cidade de Bonito, PE, em 1964. Formado em jornalismo, atua como fotógrafo profissional desde 1986. Iniciou sua profissionalização nos jornais de sindicato no final dos anos 1980, passando a integrar a equipe do Jornal do Commércio, Veja 28 graus, e Diário de Pernambuco. Foi fundador da Imago Fotografia, onde atuou por 17 anos, desenvolvendo projetos de documentação como o Lambe-Lambe, O Rio São Francisco, a cena musical manguebeat e o ressurgimento do cinema em Pernambuco. Tem seus trabalhos expostos e publicados em galerias, jornais e revistas do Brasil e exterior. Entre as exposições mais recentes, destaca-se a exposição “Carnaval de Rua”, na Arte Plural Galeria. É um dos autores do roteiro do documentário “O Rap do Pequeno Príncipe Contra as Almas Sebosas”.

Seus trabalhos podem ser vistos no site: www.fredjordao.com.br

Sobre 7 Fotografia

Fotografia estudos discussões
Esse post foi publicado em Autografia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s