Nesta semana, trazemos o #Autografia com um pouco do pensamento do fotógrafo paraibano Matheus Andrade.
O que você fotografa?
A fotografia me ensinou a olhar. Prestar atenção aos detalhes do mundo. Ver coisas que outras pessoas não observam à sua frente. Elas precisam aprender a olhar, se quiserem ver isso. Penso que o olhar é um aprendizado. Assim como se aprende a dirigir ou a escrever. Então, todos os dias meu olhar me diz o que fotografar. Às vezes, nem clico por não estar com a câmera. Mas fotografo em minha mente qualquer ocasião que parece uma foto em potencial.
O que você gosta de fotografar?
Bem, sei que não gosto muito de fazer retratos, pessoas posando para minha câmera. Gosto de fotografar cores, formas e luz. Como as coisas estão combinando, como estão desenhadas, como estão iluminadas, como as sombras se comportam.
—
Matheus Andrade é natural de João Pessoa. Nasceu em 1980, filho de fotógrafo. A dedicação maior surgiu a partir da faculdade de comunicação, na UFPB, onde aprimorou a pesquisa e enveredou, também, pela fotografia em movimento. Hoje é professor de fotografia da instituição. Autor do blog Meus Cacos de Luz e do livro REC: uma iniciação à filmagem (no prelo).