Diário de Bordo – V Theória – 5

Por Mariana Leal

O quarto e último dia do V Theoria, sábado 31 de agosto, ficou reservado exclusivamente para o curso “A imagem fotográfica no livro e na imprensa periódica no século 19 e início do século 20” do professor Joaquim Marçal.

Joaquim Marçal Ferreira de Andrade é pesquisador da Divisão de Iconografia da Biblioteca Nacional. É mestre em design (PUC-Rio) e doutor em história social (IFCS/UFRJ), é professor adjunto de fotografia da PUC-Rio e leciona no curso de pós-graduação em fotografia da Universidade Cândido Mendes. É autor do livro ‘História da fotorreportagem no Brasil – a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900’ pela Editora Campus/ Elsevier (Rio de Janeiro).

Sua aula teve início, após o painel com o fotógrafo Fred Jordão e o professor Antonio Fatorelli na sexta-feira a noite, 30 de agosto, do quarto dia do Theoria. O primeiro dia do curso acabou sendo mais uma conversa introdutória do conteúdo a ser abordado e de todos os processos que seriam falados. O professor Marçal aproveitou para dar um breve relato de uma pesquisa exploratória que foi feita recentemente sobre os usos da fotografia na imprensa do Recife no qual ele foi um dos pesquisadores. A pesquisa citada é um PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica) que reúne 3 universidades (UFPE/ PUC – Rio de Janeiro/ USP) no projeto ‘Memória Gráfica Brasileira: estudos comparativos de manifestações nas cidades do Recife, Rio de Janeiro e São Paulo’. Ele relatou suas andanças e pesquisas pela cidade, as pessoas que lhe ajudaram e que mostraram coisas novas e arriscou dizer, a partir do que viu aqui em janeiro deste ano, que Recife tem um parque gráfico tão grande ou maior que o do Rio de Janeiro e que ainda tem muita coisa a ser explorada por aqui.

Joaquim Marçal | Mariana Leal

Joaquim Marçal | Mariana Leal

Durante a manhã de sábado o professor falou bastante sobre o seu trabalho na Biblioteca Nacional. Além de já começar a destrinchar os processos de impressão e sua evolução. Logo no começo da tarde, o professor José Afonso levou um material gráfico e alguns livros que puderam ser vistos por todo o grupo e foi comentado pelo professor Joaquim. A revista ‘O Cruzeiro’ foi a mais comentada, pelos processos de impressão da época e pela importância dada à fotografia em suas matérias. No decorrer da tarde o curso continuou com o tema proposto, sendo mostrado o surgimento do livro fotográfico no Brasil e o início da imagem na imprensa brasileira, a partir dos procedimentos dos vários procedimentos de impressão da época, como a fototipia, a autotipia, entre outros. Os exemplos usados para falar do assunto, como o livro ‘O Brazil pitoresco’ do Victor Frond e o periódico ‘A Semana Ilustrada’, entre tantos outros, só deixaram o pequeno público, porém bastante participativo e interessado, ansioso por saber mais do assunto e interessado pela história da imprensa e do livro fotográfico no Brasil.

Joaquim finalizou o curso mostrando vários exemplos de periódicos e os tipos de imagens presentes na imprensa pernambucana, e provocando os presentes, mais uma vez, sobre a importância da conservação e pesquisa desse material que ainda tem muito a ser explorado. O tão falado livro do autor ‘História da fotorreportagem no Brasil – a fotografia na imprensa do Rio de Janeiro de 1839 a 1900’ encontra-se esgotado, mas ficamos na espera que ele volte a ser editado. Conforme o autor, há um projeto de uma reedição, inclusive com novas informações, já que com sua contínua pesquisa ele continua a descobrir mais e mais informações acerca o uso da imagem na imprensa brasileira.

E o curso do professor Joaquim Marçal fechou com chave de ouro o V Theoria, com uma vontade de que venha logo o próximo encontro e novos debates acerca o mundo da imagem.

Sobre 7 Fotografia

Fotografia estudos discussões
Esse post foi publicado em Diário de Bordo e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s