Plataforma – X REAL

Por Chico Peixoto*

A nudez como sinônimo de liberdade e autoconhecimento desde sempre inspira pessoas a desenvolver intervenções que de alguma forma contribuam para quebrar paradigmas e passar a mensagem adiante. No caso específico dos padrões de beleza, trabalhos como The Nu Project, do norte-americano Matt Blum; Apartamento 302, retratado por Jorge Bispo; e as Desnudas de Cléo Santana são exemplos que enriquecem a discussão, criticando a estética ideal das capas de revista e outdoors, e valorizando tudo aquilo que as mulheres são induzidas a ignorar ou repudiar graças ao bombardeio psicológico da industria da moda e dos cosméticos.

X REAL | Marília e Tainá Barrionuevo

X REAL | Marília e Tainá Barrionuevo

X REAL | Marília e Tainá Barrionuevo

X REAL | Marília e Tainá Barrionuevo

Em meio a essas e outras iniciativas do gênero o projeto X REAL, desenvolvido pela curitibana Camila Cornelsen, de certa forma chama atenção. Não exatamente pelo discurso, mas sim pelo modo como ele é propagado, a começar pelo conteúdo multimídia: além de fotografias a autora cria GIFs, produz vídeos, transcreve depoimentos, incentiva autorretratos e lista músicas sugeridas pelas modelos. Essa “salada” de suportes naturalmente proporciona diferentes experiências e permite uma percepção mais completa da pessoa apresentada.

X REAL | Marília e Tainá Barrionuevo

X REAL | Marília e Tainá Barrionuevo

O trabalho é descrito como “um blog extremamente pessoal” e relata que é parte importante do processo as modelos serem familiarizadas com as locações; os ensaios terem boa dose espontaneidade; as fotos serem publicadas mediante aprovação; o diálogo estar sempre presente. Um olhar mais atento, porém, entende que a exposição não é somente das mulheres à frente da lente. O X REAL é bastante íntimo também para Camila, que se reserva ao direito de não publicar o material caso as fotos autorizadas não lhe agradem; realizar ensaios somente quando a agenda corrida permite; incluir música, vídeos, gatos e estilo vintage ao projeto. Como seu portfolio profissional e um artigo escrito por ela sugerem, o que uma fotógrafa filha de fotógrafo, amante do digital e do analógico, incomodada com os atuais padrões femininos, vocalista e tecladista de uma banda de indie rock e dona de um felino peludo chamado bolinha poderia querer? Por razões óbvias, retratar o verdadeiro universo feminino para a Camila é retratar o próprio universo.

X REAL | Stella Oggionni

X REAL | Stella Oggionni

X REAL | Stella Oggionni

X REAL | Stella Oggionni

OK, todo ato fotográfico interfere, em maior ou menor nível, na consciência de fotógrafo e fotografado, e essa interferência tende a ser mais clara na medida em que as duas partes aumentam seu nível de interação, conhecem um ao outro. Em muitos projetos que abordam o nu como instrumento de autoafirmação (na verdade, em quase todo projeto fotográfico) as atenções se voltam para o fotografado – ele e apenas ele é trabalho como “objeto da experiência”. Em outros projetos do gênero, no entanto, o fotógrafo, conscientemente ou não, põe-se como outra parte evidente do processo; ele quer ser posto à prova, fazer-se presente de alguma forma, quer sentir na pele a experiência. Acredito que o X REAL pertence a esse segundo grupo.

*Chico Peixoto é formado em Jornalismo e pós-graduado em Fotografia Digital. Atua profissionalmente com fotografia desde 2006, após experiências com produção de textos para assessoria de imprensa. Em 2011 ingressou no LeiaJá.com como repórter fotográfico e hoje exerce a função de subeditor de imagem do portal de notícias, sem abandonar o trabalho de rua. Acredita que fotografia é, sobretudo, propósito.

Sobre 7 Fotografia

Fotografia estudos discussões
Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s