Flickrweek – Ratão Diniz

Folia no Morro Santa Marta – Ratão Diniz

Entrar no flickr de Ratão Diniz é como visitar uma cidade. O observador encontra lugares em que reconhece semelhanças com suas experiências pessoais e outros que são quase um mistério. Vê pessoas fascinantes, intrigantes ou ocupadas com as questões do cotidiano: rezando, protestando, curtindo o dia, trabalhando, contemplando. Anda por cenários onde afloram a criatividade e a solidariedade e outros que cobram cuidados.

Essa sensação de viver a cidade por meio das imagens de Diniz não é mero acaso: ele vivencia o espaço urbano como poucos. Pensa o cotidiano, dialoga com movimentos que acredita ou que o desafiam, rende homenagens, explora as vias, os lares, os recantos e documenta. Não para ter um mero registro, mas para incentivar uma discussão sobre a forma como lidamos com as características coletivas e singulares de quem vive na cidade, em especial nas comunidades populares.

A questão é que, embora fotografe muito a cidade do Rio de Janeiro, onde vive, as fotos de Ratão Diniz trazem alguns elementos que são universais a outras cidades do mundo. É impossível não fazer pontes entre lugares, principalmente se as fotos acionam memórias que nos são caras e pontos de vista que nos parecem significativos. Tudo isso por meio de uma fotografia que em nenhum momento se propõe passiva. Um belo convite para ver e caminhar.

Assim, quem não teve a oportunidade de visitar a cidade que Ratão constrói e ver como se situa dentro dela, sinta-se convidado.

Esse post foi publicado em Flickrweek e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Flickrweek – Ratão Diniz

  1. Vládia Lima disse:

    Realmente, um passeio pelo Rio a partir de registros carregados de beleza e cores
    em lugares que a grande mídia insiste em estigmatizar. Ufa! Bom demais!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s