UM ANO DE 7

Hoje é um dia muito significativo para todos nós. Há um ano colocamos este blog no ar pela primeira vez e tivemos a grata surpresa de compartilhar ideias com pessoas que aos poucos foram marcando espaço em nossos caminhos. Por meio delas, este blog tornou-se um espaço de discussão e formação coletiva; um lugar em que proposições dissonantes não são vistas como problemas, mas como necessidades da trajetória dessa linguagem apaixonante que se chama fotografia.

Cada texto escrito e questionado, cada ponto de vista que suscitou um reconhecimento entre as pessoas e cada sugestão que recebemos foi extremamente importante para que o nosso planejamento de estender o debate para outros participantes desse certo – e isso nos faz muito bem.

Não existem palavras para agradecer a todo mundo que colaborou no 7.

Acreditamos que faz parte da trajetória deste espaço todo mundo que escreveu junto conosco, que  compartilhou nossas postagens nas redes sociais, que nos apontou melhorias para as abordagens nos textos, que nos recebeu em suas rotinas para dedicar algumas palavras as nossas postagens e entrevistas que realizamos, que nos indicou em seus depoimentos em outras publicações, que acreditou e acredita no nosso desejo de continuar pensando na fotografia como um campo de trabalho que merece atenção e respeito, apesar de todos os conflitos que o permeiam (aliás, como em qualquer área de expressão).

Para celebrar junto com vocês estamos preparando um especial em que conversaremos, por meio de imagens e textos, sobre a nossa relação com a fotografia. Cada integrante do 7 foi convidada a pensar no papel dela em sua vida e o resultado começará a ser publicado amanhã, com texto de Joana Pires! Outra novidade é que vamos passar a inserir na programação do blog textos que falem sobre publicações, filmes e outras referências que ajudam a ampliar as reflexões acerca da fotografia.

Estamos realizando ainda algumas pequenas modificações no projeto. A seção #FlickrWeek passa a se chamar #Plataforma. Nós entendemos que trabalhar apenas com o flickr (que continua sendo um belo universo de pesquisa fotográfica) restringia muito as nossas possibilidades de diálogo com diversos trabalhos bacanas que são colocados diariamente na internet por meio de sites, portfólios digitais, instagr.am, tumblr, entre outros. Queremos estender essa pesquisa e conversar com pessoas que priorizam outros meios de falar por meio da fotografia. Este espaço será bem importante para nós – e, como tudo no 7, colaborações são bem vindas.

Em breve, realizaremos mais uma edição do #Mesa 7 para celebrar este um ano junto com vocês. Estamos bem ansiosas para fazer a segunda edição. Várias pessoas que participaram da primeira edição deram sugestões que estamos discutindo com atenção e pretendemos fazer um segundo encontro presencial ainda mais bacana. Por fim, vamos contando, também, que o blog ganhará uma nova roupagem nos próximos meses para acolher de forma mais clara estas mudanças e vários outros desejos que nutrimos nos últimos meses – tudo isso sem perder o perfil que nos caracterizou.

No mais, mais uma vez muito obrigada a todo mundo que se sente construindo este espaço conosco. Foi um ano de muito carinho e aprendizado! Que abracemos este segundo ano, também!

Deixamos abaixo, uma pequena retrospectiva das coisas lindas que vivemos neste primeiro ano de blog!

Em menos de um mês de blog começavamos o nosso primeiro Diário de Bordo, com a participação do fotógrafo mineiro Fernando Lara, escrevendo sobre o cotidiano do Festival Foto em Pauta – Tiradentes. Nesta foto, tirada por Ana Lira, o produtor Eugênio Savio traz Patricia Gouvêa para fazer uma retrospectiva da fotografia carioca, trazendo cerca de 40 trabalhos instigantes!

Hélia Scheppa e mais cinco outros fotógrafos queridos estiveram conosco no Especial 7 Carnavais – que foi publicado diariamente durante uma semana, no carnaval de 2011 (claro!)

Passado o carnaval, Hans Georg colabora conosco em um 7 Fotos intitulado “Ressaca”, que rendeu umas boas conversas entre o grupo!

Em abril participamos das discussões do Fest Foto Poa. Nesta foto de Ana Lira, a documentarista Nair Benedicto, que será homenageada em 2012 no festival, colabora com os debates do evento.

Em meio a um ano de várias atividades, o fotógrafo Gui Mohallem foi nosso entrevistado na seção 7 Perguntas e também na enquete que filmamos durante o Paraty em Foco 2011 – e que vocês verão os resultados por aqui em 2012. Esta imagem é de seu trabalho Welcome Home!

Neste primeiro ano do 7 também acompanhamos uma sucessão de projetos bacanas que conseguiram ser financiados por meio do sistema de crowdfunding. Um deles foi o Morar, do Coletivo Garapa, que tivemos o prazer de debater em uma longa entrevista aqui no blog!

O nosso primeiro evento a gente nunca esquece! O #Mesa 7 agregou muita gente bacana e colaboradores que não conhecíamos presencialmente em um evento especial no mês da fotografia! O cartaz de Joana Pires virou item de colecionador entre os participantes (risos!)

Como desdobramento do #Mesa 7 recebemos o convite de Marcio Isensee (IZP) para fazer a curadoria de uma projeção especial que foi exibida durante a 12ª Edição do Festival Tocayo, no Rio de Janeiro. Para ela, selecionamos material de fotógrafos que estavam iniciando e que participaram da projeção livre do Mesa 7.

Para fechar este primeiro ano do blog com muita felicidade, fomos convidadas pelo fotógrafo Mateus Sá para escrever um texto coletivo (literalmente) sobre a exposição Antes de Ontem, Ontem e Hoje que está em cartaz desde dezembro no Centro Cultural dos Correios, em Recife. Foi um desafio que sintetizou bem o que era o 7: um encontro nosso com as pessoas que acreditam no diálogo por meio da fotografia. Nesta foto de Ytallo Barreto, Mateus Sá está com Maíra Gamarra, Joana Pires, Priscilla Buhr e Val Lima. Ana Lira e Bella Valle estavam celebrando de longe, mas com o coração bem perto!

Esse post foi publicado em Especial e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

6 respostas para UM ANO DE 7

  1. Mila Targino disse:

    Meninas, o tempo passou rápido! Passaria mais alguns anos me divertindo com o blog! Olha, tenho passeado por outras veredas para finalmente fazer fotografia…os fotógrafos, em geral, me dizem pouco. No entanto, com o 7 tenho acompanhado as boas notícias, as imagens delicadas, apreciações interessantes. São muitas letras, uma boa quantidade de palavras, algumas centenas de frases, um mói de textos…Nem sei como vocês conseguem, sempre penso que tudo acontece porque são várias mãos, vários juízos, varias visões de mundo. E justamente isso que faz do 7 um espaço instigante: vocês combinam pouco, é entre os abismos dos pensamentos que nasce a beleza. É incrível, mas tenho uma visão panorâmica muito interessante da fotografia no Brasil (tópico que mais me interessa) a partir do olhar dialógico do 7. Parabéns, sorte boa, boa escrita. Vamos comemorar! Abraços afetuosos, Miloca

  2. eu não vou falar nada. vocês já sabem o que penso sobre esse projeto. beijo a todas e parabéns!

  3. joana aquino disse:

    vida longa ao 7! que ele se estimule, se produza, se reinvente, se discuta, se una, se capte, se compartilhe… tudo por amor à fotografia!

    amo vcs, meninas!

  4. ô 7 bom danado! vida longa!

  5. walter ney disse:

    Salve salve! Um abraço carinhoso!

  6. joanafpires disse:

    Dividir esse primeiro ano com vocês foi maravilhoso! Um ano de muita coisa boa, muito afeto, muita conquista. Que nesse segundo ano possamos trabalhar mais e conseguir resultados ainda melhores! Muitíssimo obrigada a quem participa aqui no blog e aos que têm nos apoiado em outros momentos fora da internet🙂
    beijos especiais nas moças que dividem o 7 e outros amores comigo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s