Autografia – Guy Veloso

Pedimos uma pequena pausa nesse lindo momento de protestos e manifestações que vivemos no nosso país para dividir com vocês mais um belo #Autografia, dessa vez temos o prazer de apresentar o fotógrafo Paraense Guy Veloso.

Reconhecido por seu trabalho sobre Fé, Cultura Popular e Religião, Guy atualmente desenvolve o projeto documental “Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo”, iniciado em 2012, com curadoria de Rosely Nakagawa, onde fotografou – até abril de 2012 – um total de 131 grupos religiosos laicos de caráter secreto, também conhecidos como “Alimentadores de Almas”, boa parte deles nunca antes documentados. 

1. o que você fotografa?

Com a fotografia aprendi a passar o dia emoldurando a vida que passa. Escolhendo detalhes com os olhos; ficando atento. Assim, “fotografo” mais sem câmera. Longe de ser um exercício, algo burocrático, isto já se incorporou ao meu modo de ser.

Festa de ano novo. Florianópolis-SC. Diapositivo | Guy Veloso

Festa de ano novo. Florianópolis-SC. Diapositivo | Guy Veloso

2. o que você gosta de fotografar?

Religiosidade popular brasileira. Tradições pouco conhecidas do público, muitas delas realizadas em locais remotos e que estão em vias de se extinguir.

Festa do Dia do Doutrinador. Sociedade religiosa Vale do Amanhecer | Guy Veloso

Festa do Dia do Doutrinador. Sociedade religiosa Vale do Amanhecer | Guy Veloso

Procissão do Madeiro, adolescentes em cortejo a pés descalços na Sexta-feira Santa. Nossa Senhora das Dores | Guy Veloso

Procissão do Madeiro, adolescentes em cortejo a pés descalços na Sexta-feira Santa. Nossa Senhora das Dores | Guy Veloso

__

Guy Veloso nasceu e trabalha em Belém-PA. Fotografa desde 1989. Possui obras nos acervos da University of Essex Collection of Art from Latin America (ESCALA), Colchester-Inglaterra; Coleção Nacional de Fotografia, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Pirelli / MASP, Joaquim Paiva/MAM-RJ e MAM-SP. Participou da 29ª Bienal de São Paulo-2010. Foi Curador na XXIII Bienal Europalia Arts Festival, em Bruxelas-Bélgica, da pasta de Fotografia Contemporânea Brasileira (junto com Rosely Nakagawa). A convite dos curadores Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, Penitentes participou da 29ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo-2010. Em 2011 participou da mostra “GERAÇÃO 00 – A Nova Fotografia Brasileira”, com de curadoria de Eder Chiodetto. Em 2012 é catalogado no livro que abrange os 170 anos de fotografia no país, “Um Olhar Sobre o Brasil: A Fotografia na Construção da Imagem da Nação”, de Boris Kossoy e Lilia Moritz Schwarcz.

__

Read this post in english:

http://guyveloso.wordpress.com/2013/07/27/autography-guy-veloso-brazilian-photographer-interview/

Sobre 7 Fotografia

Fotografia estudos discussões
Esse post foi publicado em Autografia e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Autografia – Guy Veloso

  1. André Luiz da CSTA Santos disse:

    Lindo, Guy! Atualmente eu também estou “escrevendo” mais sem papel, caneta ou lápis; vendo televisão sem TV; dormindo sem fechar os olhos, e sonhando acordado. Que sintonia, cara.

  2. Pingback: Fotografia Documental - Guy Veloso

  3. Pingback: Guy Veloso umbanda documentary photography brazilian | Fotografia Documental - Guy Veloso

  4. Pingback: Textos/matérias/entrevistas | Fotografia Documental - Guy Veloso

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s