Pedimos uma pequena pausa nesse lindo momento de protestos e manifestações que vivemos no nosso país para dividir com vocês mais um belo #Autografia, dessa vez temos o prazer de apresentar o fotógrafo Paraense Guy Veloso.
Reconhecido por seu trabalho sobre Fé, Cultura Popular e Religião, Guy atualmente desenvolve o projeto documental “Penitentes: dos Ritos de Sangue à Fascinação do Fim do Mundo”, iniciado em 2012, com curadoria de Rosely Nakagawa, onde fotografou – até abril de 2012 – um total de 131 grupos religiosos laicos de caráter secreto, também conhecidos como “Alimentadores de Almas”, boa parte deles nunca antes documentados.
1. o que você fotografa?
Com a fotografia aprendi a passar o dia emoldurando a vida que passa. Escolhendo detalhes com os olhos; ficando atento. Assim, “fotografo” mais sem câmera. Longe de ser um exercício, algo burocrático, isto já se incorporou ao meu modo de ser.
2. o que você gosta de fotografar?
Religiosidade popular brasileira. Tradições pouco conhecidas do público, muitas delas realizadas em locais remotos e que estão em vias de se extinguir.

Procissão do Madeiro, adolescentes em cortejo a pés descalços na Sexta-feira Santa. Nossa Senhora das Dores | Guy Veloso
__
Guy Veloso nasceu e trabalha em Belém-PA. Fotografa desde 1989. Possui obras nos acervos da University of Essex Collection of Art from Latin America (ESCALA), Colchester-Inglaterra; Coleção Nacional de Fotografia, Centro Português de Fotografia, Porto-Portugal; Pirelli / MASP, Joaquim Paiva/MAM-RJ e MAM-SP. Participou da 29ª Bienal de São Paulo-2010. Foi Curador na XXIII Bienal Europalia Arts Festival, em Bruxelas-Bélgica, da pasta de Fotografia Contemporânea Brasileira (junto com Rosely Nakagawa). A convite dos curadores Agnaldo Farias e Moacir dos Anjos, Penitentes participou da 29ª Bienal Internacional de Arte de São Paulo-2010. Em 2011 participou da mostra “GERAÇÃO 00 – A Nova Fotografia Brasileira”, com de curadoria de Eder Chiodetto. Em 2012 é catalogado no livro que abrange os 170 anos de fotografia no país, “Um Olhar Sobre o Brasil: A Fotografia na Construção da Imagem da Nação”, de Boris Kossoy e Lilia Moritz Schwarcz.
__
Read this post in english:
http://guyveloso.wordpress.com/2013/07/27/autography-guy-veloso-brazilian-photographer-interview/
Lindo, Guy! Atualmente eu também estou “escrevendo” mais sem papel, caneta ou lápis; vendo televisão sem TV; dormindo sem fechar os olhos, e sonhando acordado. Que sintonia, cara.
Pingback: Fotografia Documental - Guy Veloso
Pingback: Guy Veloso umbanda documentary photography brazilian | Fotografia Documental - Guy Veloso
Pingback: Textos/matérias/entrevistas | Fotografia Documental - Guy Veloso