FlickrWeek – larissa r.

Foto: larissa r.

A escolha do flickr desta quarta me veio à mente quando li o Diálogo Fotografia ou Fotografias, e a confissão de Isabella de que não tem fotografado tanto quanto gostaria/deveria/poderia. Tenho certa identificação com o assunto abordado por Bellinha, mas sinto que meu não-fotografar tem muito mais a ver com uma relação insegura mesmo com a máquina do que com qualquer movimento na minha rotina, crise criativa, etc.

E é aí que chego no flickr de Larissa Ribeiro. Porque algumas pessoas me chamam a atenção não apenas pelas imagens que produzem, mas principalmente pela relação que parecem ter com a fotografia. Falei uma vez sobre Carine Wallauer aqui no blog, que ela parecia nos dizer “a fotografia sou eu”, e é mais ou menos isso que penso quando vejo as imagens de Larissa. Larissa nos apresenta um trabalho que, antes de ser pretencioso, é bonito, é simples e muito sensível. Algumas de suas fotos, eu queria mais do que olhar para sempre,  eu queria ter feito.

Conheci um pouco o trabalho de Larissa ainda na minha faculdade, quando comecei a dar uma passeada pela lomografia. Naquela época, Larissa fazia parte de um grupo de pessoas em Recife que, inspiradas pela febre mundial da lomo, vinha brincando com suas câmeras, testando-as e questionando o aparelho de uma forma muito lúdica. Como a prática era muito livre, cada um tinha sua forma de explorá-la: alguns, não só em Recife, eram um pouco mais alienados e simplesmente brincavam, sem se preocupar em saber o que estavam fazendo, outros, tratavam a lomo como um desafio, produzindo imagens cada vez mais diferentes, interessantes. Larissa me parecia estar no grupo das pessoas que buscavam tentar tirar o máximo da sua câmera. E, ao que tudo indica, esse interesse acabou refletindo em toda a sua prática, mesmo após deixar as toys cams um pouco de lado.

Tenho a impressão de que Larissa foi produzindo uma fotografia cada vez mais madura porque já tinha experimentado bastante. Recentemente, ela lançou um portfolio belíssimo: www.larissapinhoalves.com, com uma edição muito sensível do que ela vem postando no flickr, do que ela vem produzindo, e é possível perceber mais claramente a força desse trabalho, que cresceu num dia-a-dia muito fotográfico.

*sets legais: neon; aldeia; casa como convém

Sobre joanafpires

recife, 27, 60, 170, 35, 40
Esse post foi publicado em Flickrweek e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s