3 respostas para Diálogo 22 – Fotografia e Afeto

  1. Pra colar com uma boa cola no coração!

    A propósito, Val… mostra a foto que te emocionou tanto…

  2. Ana Lira disse:

    Acabo de ler uma entrevista com David Alan Harvey na Photo Magazine (edição junho/julho 2011 – Ano 7 – Nº 38). Transcrevo abaixo a primeira pergunta feita a ele e a respectiva resposta:

    Pergunta – Como você lida com a idéia, o peso emocional e psicológico de ser um ícone da fotografia mundial? A pressão de ser observado, a expectativa de críticas, a busca da criatividade e inspiração, o cerco de bajuladores, o constante desafio de manter características para saciar o público ou a viciosa cobrança de superação…Temos exemplos e históricos de mentes e artistas brilhantes que recorrem a alternativas, (drogas, alcóol e até suicídio) aos limites humanos, como a própria polêmica e geniosa fotógrafa Nan Golding defendia. Como funciona a bagagem do sucesso no seu processo criativo?

    David Alan Harvey – Eu deixo a bagagem do sucesso de lado e faço do meu processo criativo o mais leve possível, ao passo que consigo carregá-lo sem ser lesionado pelo mesmo, sem sofrimento, sem angústia. O processo criativo em si me interessa, esse é meu foco, não a repercussão do produto final. Caso contrário, ficaria escravo dessa expectativa, ficaria preso na ideia de receptividade ou não receptividade e acabaria perdendo a identidade como dono do processo, manipulando para aceitação ou estaria perdido procurando maneiras de me libertar. Isso explica as drogas, álcool, suicídio. Como fotógrafo e pessoa criativa, você não deve se contentar com um plano singular. Você é o mais importante, você primeiro, fazer e reconhecer aquelas fotos como legado, seu melhor, como sua assinatura e libertá-las ao público. Na verdade, o meu trabalho tem notoriedade. Gosto desta palavra. Não sucesso, pois cria um peso maior que qualquer capacidade intelectual psíquica humana é capaz de suportar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s