14 respostas para Diálogo 34 – A tal leitura de portfólio

  1. fotoescambo disse:

    Massa guria! 7 rules…

  2. Flavio Veloso disse:

    Muitíssimo bem escrito. Super bem ponderado o texto

  3. Gostei do texto. Tirou algumas dúvidas que tinha, reforçou algumas ideias que eu fazia. Valeu!

  4. Fábio Messias disse:

    Alguém finalmente falou direito sobre leitura de portfolio.
    E eu realmente acho que a maioria dos problemas com leitura de portfolio é de quem é lido, mesmo que rolem opiniões vazias de leitores algumas vezes.
    Todo mundo quer ser lido, mas ao ouvir crítica, não conseguem suportar e criam o tal bicho papão…
    A posição do leitor é cômoda, ele pode falar o que quiser, mas é óbvio que a maioria é mais preparada do que quem vai ser lido. Ouvir até um “não gostei” (e mais nenhuma explicação) já vale, pq se você respeita aquela pessoa de alguma maneira (se você está ali mostrando, imagina-se que respeita, admira, sei lá), pode tentar entender depois como ela pensa, o que ela gosta, pq não gostou, e aí sim pensar em levar aquilo em conta ou não. É você que tem que fazer essa análise depois. Penso que muita gente tem preguiça de pensar.
    Uma opinião rasa como “não gostei” (chamar “não gostei” de raso também pode ser discutível, já que muita gente reclama de ter que ficar explicando sobre o trabalho) pode gerar mil reflexões se você quiser, é só não ter preguiça de pensar.

  5. Fernando Schmitt disse:

    Oi, Priscilla, bom te ler. Deu até vontade de meter o bedelho, de dar um pitaco. Acho que o melhor motivo pra mostrar um trabalho é dar a cara a tapa (às vezes o tapa vem…), se expor, sair do conforto do ego e confrontar-se com alguém que, espera-se, seja uma interlocução qualificada. Esse encontro pode ser mercado de peixe, massagem no ego, terapia, afirmação de autoridade, papo de boteco, entre outras possibilidades. A gente tem que estar preparado para o que vier. E a boa leitura é a que faz o teu trabalho se mover, é aquela da qual não se sai incólume. Não importa se o leitor te tirou o chão, se te mimou com elogios, se encheu a boca para citar Deleuze, se passou ventando pelas fotos sem nem olhar direito, se te convidou para expor. A questão é se continuas no mesmo lugar depois de sair, eu quase nunca estou. Sempre gosto deste momento de conversa, mesmo quando não gosto. Um beijo.

    • que legal, você por aqui Fernando! pois é.. concordo contigo. é bem como Fábio também comentou.. quem se dispõe a fazer uma leitura de portfólio precisa saber ouvir e absolver isso de forma construtiva, sair de uma leitura sem se abalar não vale de nada. até os “tapas” que a gente recebe podem fazer bem.. ficam latejando alí.. e instigam a gente!!

  6. Chico Peixoto disse:

    ao ler teu texto, pri, lembrei imediatamente deste outro aqui, escrito por clício barroso http://www.clicio.com.br/blog/2010/critica-curadoria-e-fotografia/ creio que são abordagens que se completam.

  7. Lembro de uma oficina que fiz com Mateus Sá com o tema “Digital = Identidade”. Eu não estava sabendo que teria leitura de portfólio dos participantes. Foi um surpresa dura, ansiosa, geradora de tsunamis no estômago. Com “portfólio” coletado de um início de coleção dos negativos escaneados dias antes e escolhidos na noite anterior pra mostrar, entreguei com muita dúvida, medo, insegurança, timidez,… Mateus foi muito bom, desenrolou com maestria todos os portfolios, e no meu caso, iniciante+aspirante+desejante, foi um grande norteador/incentivador. Graças a essa leitura, hoje tenho alguns planos novos, precisando, sempre, de conhecimento, amizades e um pouco de sustento pra andar com eles.

  8. al.maia disse:

    Lendo o texto e os comentários aqui fico na dúvida se vou tomar uma cerva antes de uma leitura dessas, ou uma dose extra do meu remédio pra pressão, ou um lenço num bolso…

    De repente até uma vassoura e uma pá serviriam, né!

  9. Pingback: Diálogo #037 – A Linguagem e A Rede |

  10. Pingback: #Diálogo 061 – “Aquiles e a tartaruga”, reflexões sobre a arte. |

  11. Pingback: “Aquiles e a tartaruga”, reflexões sobre a arte. | 7 Fotografia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s