Plataforma – Ivan Pires

Foto: Ivan Pires

Demorei um pouco para achar o #Plataforma de hoje porque não o tenho como contato no Flickr, e sim amontoado numa série de referências que vou acumulando no computador sem muita organização, apenas com certo afeto.

Conheci esse trabalho há alguns anos e, vezououtra, quando o coração aperta, saio procurando-o, naquela displicência de quem tenta reascender a memória pelo “como era mesmo”.  como era mesmo aquela foto? como era mesmo aquela frase? como era mesmo aquela emoção que vivi? porque parece que a memória é um guardar de coisas que não precisamos reviver, mas que revivemos por insistência.

Não sei nada sobre o fotógrafo. Não sei se realmente se chama Ivan Pires, não sei se trabalha com fotografia, não sei se tem algum outro site, blog, portfólio, com seu trabalho exposto. Não sei quem são as pessoas que ele fotografa, nomes, onde estão, se são de agora ou se são de algum passado não mais presente.

Foto: Ivan Pires

E, sendo bem radical, prefiro assim. Gosto de fingir que as fotos dele são memórias minhas, lembranças guardadas naquela caixa no topo do meu guarda-roupa, cheirando a mofo. Lembranças que não precisam ser revividas, mas que não querem ser esquecidas e que merecem ser respeitadas. Acho que é mais ou menos isso: jamais reviver, nem sempre esquecer e sempre respeitar.

Acho interessante porque o Flickr de Ivan é um amontoado de olhares. Não exatamente retratos (e nisso desassocio todo aquela pressão de captar as personalidades alheias que muita gente atribui ao retrato), mas aquele olhar específico, aquele olhar que marca um momento, que faz a gente querer reviver um instante só para poder ser olhado daquele jeito novamente. Ivan “comete” a mágica de prender esses olhares num papelzinho, e poder revivê-los – mesmo, e talvez principalmente, sem tê-los sequer vivido – é realmente uma sorte.

Foto: Ivan Pires

Foto: Ivan Pires

Sobre joanafpires

recife, 27, 60, 170, 35, 40
Esse post foi publicado em Plataforma e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s